Alunos de Joinville aprendem sobre preservação ambiental com experimento sobre qualidade da água

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Atividade prática na Escola Municipal Valentim João da Rocha mostra importância da mata ciliar e impacto do solo na filtragem da água

Alunos do 4º ano da Escola Municipal Valentim João da Rocha, localizada no bairro Vila Nova, em Joinville, tiveram uma aula prática de ciências na última semana. Por meio de um experimento dinâmico, eles aprenderam como a qualidade da água varia de acordo com o tipo de solo que a filtra e a importância da mata ciliar para a preservação dos rios. A atividade foi conduzida por engenheiros e biólogos da empresa Submar, responsável pela obra de dragagem e desassoreamento do rio Águas Vermelhas, e pelo Consórcio Nippon Koei LAC e Azimute Engenharia, que supervisiona o projeto.

O experimento utilizou três bacias com diferentes tipos de solo: uma contendo apenas terra, outra com serapilheira (folhas e galhos) e a última com vegetação completa. Com um regador, os alunos puderam observar a reação de cada solo à “chuva”: na primeira bacia, o solo sem vegetação apresentou erosão, com a água escorrendo suja de barro e areia; na segunda, com folhas e galhos, o efeito foi menos agressivo, mas a água ainda saiu turva; já na bacia com vegetação, a água ficou praticamente limpa após passar pelo solo.

Essa atividade prática foi desenvolvida como uma contrapartida ambiental do projeto de desassoreamento do rio Águas Vermelhas, realizado pela Prefeitura de Joinville com investimento de R$ 31,7 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Programa Viva Cidade 2. As obras, que começaram em dezembro de 2023, abrangem a dragagem e recuperação ambiental em um trecho de 10,65 km do rio, incluindo o plantio de 20 mil mudas de árvores para restaurar a mata ciliar.

Os alunos, que lembraram das cheias que o bairro Vila Nova já enfrentou, ficaram impressionados com o impacto visual do experimento. Além de aprender sobre os benefícios da vegetação para a qualidade da água, reforçaram a importância da preservação ambiental e se divertiram com um caça-palavras sobre o tema.

“Essa experiência ajuda as crianças a entenderem a importância da vegetação e do solo na proteção dos nossos rios, mostrando que todos têm um papel na preservação ambiental”, explicaram os profissionais envolvidos na atividade.

Prefeitura de Joinville abre calendário de matrículas e rematrículas para 2025 na Rede Municipal de Ensino Anterior

Prefeitura de Joinville abre calendário de matrículas e rematrículas para 2025 na Rede Municipal de Ensino

Procon Joinville realiza Feirão Limpa Nome Próximo

Procon Joinville realiza Feirão Limpa Nome

Deixe seu comentário